Truques para manter sua casa em um bom funcionamento

Agora que passamos muito tempo em casa, podemos realmente cuidar de todas aquelas pequenas coisas que precisam ser consertadas pela casa. É a oportunidade perfeita para dar a volta por cima e enfrentar todas as coisas desprezadas que precisam de uma boa manutenção. Alguns profissionais compartilharam conosco esses truques simples para consertar problemas domésticos comuns, como amassados ​​no carpete ou remover manchas de água do vaso sanitário. Algumas dessas dicas podem ser feitas com itens e produtos que já temos espalhados pela casa, nós apenas os reaproveitamos, como vinagre branco e bicarbonato de sódio. Outros precisamos ir até a loja de ferragens local, mas são baratos e fáceis de encontrar, como seria o caso de adesivos de feltro para móveis e cola quente.

A manutenção da casa não precisa ser cara ou exigir a presença de um encanador ou faz-tudo, existem muitas pequenas coisas que podemos fazer por nós mesmos. É importante fazer com que nossa casa pareça agradável e confortável, pois agora passamos muito mais tempo lá do que antes. Algumas pessoas mudam a configuração dos móveis ou escolhem a jardinagem para adicionar um pouco de verde à paisagem.

Removendo arranhões da madeira

É frustrante encontrar novos arranhões em seus amados móveis de madeira, especialmente quando eles eram uma herança de família ou eram muito caros para comprar. Mas, felizmente, existe uma dica simples e rápida para consertar isso.

Compre algumas nozes normais já descascadas (para ser mais prático) e esfregue-as diretamente sobre o risco. Em seguida, esfregue suavemente a área com o seu dedo, e o calor da sua pele ajudará a madeira a absorver os óleos da noz.

Reparando amassados no carpete

É revigorante reorganizar os móveis da casa, especialmente agora que estamos passando muito tempo em casa. Mudar um móvel de lugar pode dar uma nova aparência às nossas casas e fazer com que nos sintamos bem com nós mesmos.

ADVERTISEMENT

Mas, o que fazemos com as marcas deixadas no carpete? Basta colocar alguns cubos de gelo em cima dos amassados ​​e deixá-los ali durante a noite. As fibras retornarão lentamente à sua forma original.

Limpeza de tábuas de madeira

É importante manter todos os utensílios da cozinha limpos, pois eles lidam com os alimentos que consumimos. Tábuas de corte são difíceis de manter higienizadas devido a todos os cantos, fendas e a porosidade natural da madeira, ali elas acabam acumulando sujeira ao longo do tempo.

ADVERTISEMENT

Existe um truque simples para limpá-las e se livrar de manchas e odores. Coloque sal grosso sobre a tábua que deseja limpar e esfregue com meio limão. A combinação atua como um esfoliante e desinfetante.

ADVERTISEMENT

Reutilizando espaguetes de piscina

O que você pode fazer com todos aqueles espaguetes de piscina que sobraram do verão? Bem, acontece que eles podem ser reciclados! Você tende a perder peças de roupa no vão que fica entre a máquina de lavar e a parede?

ADVERTISEMENT

Coloque um espaguete de piscina (bem encaixado) nesse mesmo espaço, ele criará uma barreira para que nada caia naquele canto. Você pode ter certeza de que nunca mais vai perder uma meia!

ADVERTISEMENT

Plantador de lata

Muitas pessoas iniciaram novos hobbies no ano de 2020, uma vez que agora passamos muito tempo em casa. A jardinagem tornou-se uma atividade muito popular. Cuidar de plantas em casa e vê-las crescer é relaxante e dá uma sensação de realização.

ADVERTISEMENT

Aqui está um truque para quem faz jardinagem. Empilhe latas de refrigerante vazias no fundo do vaso em que vai plantar – antes de adicionar a terra; o ar nas latas ajudará a manter o solo úmido.

ADVERTISEMENT

Limpeza com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um produto doméstico incrivelmente versátil, pode ser usado para cozinhar e assar, bem como para limpar a casa. Várias pessoas em toda parte do mundo adicionam o bicarbonato de sódio como parte de sua rotina básica de limpeza.

ADVERTISEMENT

Por exemplo, você pode borrifar bicarbonato de sódio nas almofadas do sofá, deixá-lo agir durante a noite e passar o aspirador no dia seguinte. Ele remove os odores indesejados do tecido do sofá, deixando tudo bem limpo.

ADVERTISEMENT

Tirando o rangido da escada

Escadas de madeira barulhentas podem ser irritantes. Com o passar dos anos e o uso constante, a madeira das escadas se expande e se contrai, mudando levemente de forma. Ela também fica rachada e os arranhados acumulam sujeira.

ADVERTISEMENT

Pegue um pouco de talco comum e espalhe uma camada generosa sobre a madeira. Em seguida, esfregue suavemente com a sua mão por um tempo, depois tire o excesso de poeira. Ele vai entrar entre os vincos e não vai fazer mais sons de rangido.

ADVERTISEMENT

Limpeza com limão para sujeira da água

Se livrar do acúmulo de sujeira da água que ficam nas torneiras e chuveiros pode às vezes exigir produtos químicos muito fortes ou um encanador para resolver. Mas trazemos para você um truque para se livrar dessa sujeira da própria água sem ter que fazer nada disso.

ADVERTISEMENT

Coloque a metade de um limão fresco na boca da torneira, embrulhe em um saco plástico e amarre com um elástico. Após algumas horas, o ácido cítrico terá dissolvido o acúmulo.

ADVERTISEMENT

Pequenos ganchos para sacos de lixo

Levar o lixo para fora é a tarefa da casa menos favorita da maioria das pessoas, sempre há uma chance de a sacola ser amarrada frouxamente e o conteúdo cair. Mas existe um truque simples para tornar a troca dos sacos de lixo menos difícil.

ADVERTISEMENT

Coloque um pequeno gancho em cada lado da lata de lixo para que você possa enganchar o saco de lixo corretamente de todos os lados. Isso tornará a tarefa de remover e amarrar os nós nos sacos muito mais fácil.

ADVERTISEMENT

Usando moedas de um centavo como calços

Seu banheiro é um pouco desnivelado? Existe um truque para consertar isso rapidamente e evitar chamar um encanador e gastar uma fortuna em um reparo tão simples. Se você não tiver calços em casa, pode usar os centavos!

ADVERTISEMENT

Coloque quantas moedas forem necessárias sob o pé do vaso sanitário e prenda-as com uma tripa de silicone no chão. Depois que estiver seco, é seguro usar.

ADVERTISEMENT

Azeite nas dobradiças

Se você tem portas enferrujadas ou dobradiças de armário ao redor da casa que lhe causam problemas, então você vai adorar esta dica. Em vez de comprar óleos caros ou chamar um técnico só para consertar as dobradiças, você mesmo pode fazer isso com apenas um pouco de azeite.

ADVERTISEMENT

Lubrifique as dobradiças que estão fazendo barulho e em mal funcionamento com algumas gotas de azeite e limpe o excesso com guardanapo de papel. Agora elas funcionarão suavemente e sem rangidos.

ADVERTISEMENT

Lacre de lata para pendurar

Os lacres das latas de refrigerante são uma daquelas coisas que podem ser úteis quando você menos espera, por isso é sempre bom guardar alguns na gaveta da cozinha. Por exemplo, você pode consertar um porta-retratos antigo com um parafuso e um lacre de lata.

ADVERTISEMENT

Basta perfurar com o parafuso na metade inferior do lacre e usar a metade superior dele para ser pendurado com um prego na parede.

ADVERTISEMENT

Fita isolante líquida em fios expostos

Você notou que o carregador do seu telefone está desgastado e com os fios expostos? Para evitar um acidente enquanto você estiver carregando seu telefone, recomendamos que você conserte isso com um pouco de fita isolante. Você pode comprar em sua loja de ferragens local com pouco dinheiro.

ADVERTISEMENT

Enrole os fios expostos conforme mostrado na imagem, uma vez que secar, eles se manterão bem juntos e estenderão a vida útil do seu carregador. Além disso, não é inconvenientemente e nem fica pegajoso.

ADVERTISEMENT

Preenchendo buracos de pregos com giz de cera

Aqui está um pequeno truque para pessoas que estão alugando um local e não querem perder seu depósito. Depois de retirar todas as suas fotos e quadros da parede, o que você faz com os buracos dos parafusos?

ADVERTISEMENT

Em vez de ir mais longe para comprar argamassa e tinta, simplesmente pegue um giz de cera da cor mais próxima. Pinte o buraco e esfregue com os seus dedos até ficar homogêneo. A parede ficará como nova!

ADVERTISEMENT

Cola quente em tapetes

Os tapetes podem ser o acessório perfeito para melhorar a aparência de um ambiente. Mas às vezes eles podem ser um pouco traiçoeiros, pois nem sempre aderem bem ao chão e podem fazer com que você escorregue e sofra um acidente.

ADVERTISEMENT

Para evitar isso, vire o tapete de cabeça para baixo, pegue sua pistola de cola quente e faça linhas retas ou vários rabiscos e pontos. Quando a cola de silicone secar ela agirá como um grip, tornando o tapete em antiderrapante!

ADVERTISEMENT

Faça você mesmo a limpeza na máquina de lavar

As máquinas de lavar devem ser limpas regularmente se você deseja estender a vida útil desse eletrodoméstico. Com o tempo e o uso, sujeira, cabelo e gordura começam a se acumular dentro do tambor e das tubulações. Isso pode causar obstruções que podem levar a danos permanentes.

ADVERTISEMENT

Temos uma receita simples e fácil que você pode limpar completamente sua máquina sem produtos químicos agressivos. Com a máquina vazia, execute um ciclo de água quente com duas xícaras de bicarbonato de sódio e duas xícaras de vinagre branco.

ADVERTISEMENT

Usando grafite em fechaduras

As fechaduras podem enferrujar e corremos o risco de não conseguir retirar a chave de dentro dela. Para evitar que isso aconteça, basta pegar um lápis de ponta afiada e esfregar dentro do buraco da fechadura. O grafite do lápis lubrifica a fechadura.

ADVERTISEMENT

Se você usar óleos, existe o risco de um entupimento. Manter uma fechadura lubrificada ajuda a evitar acidentes que podem exigir um chaveiro para retirar a chave quebrada, e claramente custarão muito dinheiro.

ADVERTISEMENT

De descascador de vegetais a ferramenta doméstica

Os descascadores de vegetais são muito úteis na cozinha, mas você sabia que eles podem se tornar ótimos utensílios domésticos para outras atividades também? Eles podem ser muito úteis se você não tiver uma chave de fenda em casa que se encaixe nos parafusos que está usando.

ADVERTISEMENT

Use a ponta do descascador de vegetais como chave de fenda para parafusos pequenos. Você será capaz de fazer adequadamente tudo o que precisa, sem ter que ir até a loja de ferragens na última hora.

ADVERTISEMENT

Piso com desgaste de sapato

Pegue algumas bolas de tênis, faça um furo nelas e enfie-as na ponta de um rodo ou cabos de vassouras. Este truque super caseiro permitirá que você remova marcas de desgaste dos sapatos do chão.

ADVERTISEMENT

O material da bola de tênis pegará qualquer borracha que for deixada no chão por seus sapatos. Também é macia o suficiente para não deixar arranhões.

ADVERTISEMENT

Limpando parafusos com vinagre

Para se livrar do acúmulo de ferrugem nos parafusos, apresentamos um truque simples. Pegue um recipiente de vidro e encha-o com vinagre branco.

ADVERTISEMENT

Mergulhe os parafusos enferrujados no líquido e deixe por pelo menos 24 horas com uma tampa colocada. A cada duas horas, dê uma boa mexida em tudo para acelerar o processo de remoção da ferrugem.

ADVERTISEMENT

Fazendo um plástico

Se você misturar bicarbonato de sódio e supercola, o resultado será uma substância semelhante ao plástico que pode ser útil para certos projetos de bricolage, como tampar buracos de parafusos e lacunas de vedação.

ADVERTISEMENT

Esta combinação incomum tem uma durabilidade incrivelmente alta. Basta colocar um pouquinho de supercola, adicionar bicarbonato de sódio e com um pano passar na superfície desejada até endurecer.

ADVERTISEMENT

Deslizando as gavetas com cera

As gavetas de madeira podem começar a entortar com o passar dos anos e com o uso, e podem ficar presas quando você tenta abri-las ou fechá-las. Mas se você esfregar nas corrediças das gavetas um pouco de cera de vela ou até mesmo sabão, vai lubrificar tudo muito bem para um funcionamento mais suave.

ADVERTISEMENT

Isso com certeza estenderá a vida útil de seus móveis por mais alguns anos.

ADVERTISEMENT

Areia de gato para derramamento de óleo

Derramamentos de óleo na garagem são realmente muito difíceis de limpar. Se passar o esfregão, o óleo é absorvido pelos fios e acaba se espalhando ainda mais por todos os lados.

ADVERTISEMENT

No entanto, existe um produto doméstico que faz maravilhas nessas situações, que é a areia para gatos. A areia do gato absorverá e encapsulará o óleo completamente, assim como faz com as necessidades do seu pet.

ADVERTISEMENT

Branqueador Kool-Aid

Kool-Aid não é apenas uma bebida saborosa, mas também pode ser usado como um produto de limpeza do banheiro. Custando apenas cerca de 25 centavos de dólar, é também o produto de limpeza mais barato que existe!

ADVERTISEMENT

Para se livrar de manchas da água parada no interior do vaso sanitário, simplesmente jogue o Kool-Aid e esfregue um pouco. Dê descarga e observe as manchas indesejadas desaparecerem.

ADVERTISEMENT

Borracha elástica para desapertar parafusos

Os parafusos podem ser difíceis de desapertar, mesmo que você tenha colocado lubrificantes específicos para soltá-los. Se você se encontrar em tal situação, pegue um elástico simples e coloque-o na superfície do parafuso.

ADVERTISEMENT

A borracha dará mais aderência à chave de fenda e permitirá que você desenrosque o parafuso sem usar muita força.

ADVERTISEMENT

Lavagem rápida do vaso sanitário

Você tem baixa pressão de água no banheiro? É preciso mais de uma descarga do vaso sanitário para fazer todo o trabalho?

ADVERTISEMENT

Encontre a válvula de água perto do vaso sanitário e certifique-se de girá-la no sentido anti-horário até que esteja totalmente “aberta”. Isso dará a você mais fluxo de água e permitirá que o tanque seja reabastecido mais rápido.

ADVERTISEMENT

Reabrindo janelas lacradas

Quando as pessoas estão com pressa não esperam o tempo suficiente para a pintura das janelas secar, então ela fica grudada na moldura da janela, impossibilitando sua abertura.

ADVERTISEMENT

Pegue um cinzel e coloque-o entre a janela e a moldura onde está grudado. Bata suavemente no cinzel com um martelo até se livrar de toda a obstrução de tinta seca.

ADVERTISEMENT

Reparação de rodapés

Para manter os rodapés sempre com a aparência de novos, preencha os buracos dos pregos ou os arranhões dos móveis que batem nele. Você deve ir até a loja de ferragens e comprar massa para madeira. Use uma pequena quantidade para preencher os buracos e cobrir os arranhões.

ADVERTISEMENT

Isso evitará o incômodo de ter que pintar ou até mesmo trocar todo o rodapé.

ADVERTISEMENT

Adesivos de feltro em móveis

Existe uma solução simples e barata para evitar marcas de arranhões causadas ao puxar para dentro e para fora das cadeiras. Compre na loja de ferragens alguns adesivos de feltro e coloque-os na parte de baixo das pernas da cadeira.

ADVERTISEMENT

Isso reduzirá consideravelmente o som do arrastamento das cadeiras. Você deve trocá-los a cada dois meses para obter melhores resultados.

ADVERTISEMENT

Reparando amassados em pisos de madeira

Remova os amassados ​​na madeira com um pouco de água e um ferro de passar. Limpe a área de toda a sujeira onde está o amassado e molhe com algumas gotas de água fria.

ADVERTISEMENT

Coloque uma toalha úmida sobre o local, ligue o ferro e passe delicadamente sobre a toalha em movimentos circulares. O seu soalho de madeira ficará como novo!

ADVERTISEMENT

Limpeza de rejunte com perfeição

Em vez de ir à loja para comprar produtos de limpeza específicos para rejuntes, você pode fazer um limpador de rejunte caseiro com alguns produtos domésticos. Misture o bicarbonato de sódio com a água para fazer uma pasta. Pegue uma escova de dentes velha e esfregue o rejunte com a pasta.

ADVERTISEMENT

Em seguida, borrife vinagre branco e deixe borbulhar por um tempo. Enxágue e a pasta terá sumido, a sujeira também.

ADVERTISEMENT

Removendo manchas de mofo

Para remover aquelas manchas de mofo desagradáveis ​​que aparecem no teto, apresentamos a você uma receita para agir como um produto de limpeza antes de pintar o local. Misture uma xícara de água sanitária e três xícaras de água morna em uma tigela e aplique suavemente sobre a mancha.

ADVERTISEMENT

Este solvente caseiro suave removerá o mofo, a gordura e a sujeira que impedem que a tinta grude corretamente.

ADVERTISEMENT

Reparação de rasgo na porta de tela

A tela de malha da sua porta pode ficar danificada com o tempo. Com este truque, você poderá consertá-la em um instante, sem ter que substituir tudo.

ADVERTISEMENT

Você pode consertar rapidamente todos os pequenos rasgos na tela com algumas gotas de esmalte transparente (base). Assim que secar completamente, o esmalte atuará como uma espécie de cola invisível.

ADVERTISEMENT

Mantendo sua casa aquecida

Durante o inverno, o calor escapa pelos vidros das janelas, tornando difícil manter a casa aquecida.

ADVERTISEMENT

Corte alguns quadrados de plástico-bolha que se ajuste no formato da sua janela, molhe os vidros das janelas com um pouco de água e grude o plástico-bolha contra a janela. Isso ajudará a impedir que o calor escape.

ADVERTISEMENT

Removendo giz de cera das paredes

Seus filhos pintaram as paredes com giz de cera? Não se preocupe, existe uma maneira rápida de remover esses rabiscos. Não há necessidade de comprar produtos caros e esfregar sem sucesso, você pode simplesmente usar o WD-40.

ADVERTISEMENT

Pulverize um pouco de WD-40 diretamente nas marcações do giz de cera e deixe o produto agir por alguns minutos. Limpe com um pano seco e sua parede agora está livre de manchas!

ADVERTISEMENT

Vaselina para consertar dobradiças

Sua casa parece estar assombrada por causa de todas aquelas portas e janelas que rangem? Basta colocar um pouco de vaselina nas dobradiças problemáticas para lubrificá-las.

ADVERTISEMENT

A vaselina tem uma textura viscosa que a faz ficar no lugar, logo ela não escorre e não faz bagunça nenhuma. Agora você poderá desfrutar do silêncio em sua casa!

ADVERTISEMENT

Ímãs para manter as portas do armário fechadas

Se você tem portas de armário rebeldes que simplesmente não fecham, aqui está uma solução rápida para você. Não existe a necessidade de chamar um faz-tudo para consertar esse pequeno inconveniente e gastar muito dinheiro.

ADVERTISEMENT

Compre ímãs resistentes em uma loja de ferragens e cole um na porta e o outro na parte fixa do móvel. O poder do ímã manterá o armário bem fechado, tornando-o à prova de bebês!

ADVERTISEMENT

Removendo pelos de animais com rodo

Remover pelos de cachorro ou gato de nossos móveis é algo que precisamos fazer com mais frequência do que realmente fazemos. Pegue um rodinho de pia comum (limpo) e esfregue-o contra o tecido, a borracha na borda vai tirar até mesmo o cabelo que não podemos ver.

ADVERTISEMENT

Você não vai acreditar em quantos pelos de animal de estimação seu sofá e seus tapetes podem ter.

ADVERTISEMENT

Desobstruindo os ralos

Existe uma maneira de desobstruir os ralos sem usar produtos químicos abrasivos que podem, na verdade, danificar a tubulação. Misture três xícaras de bicarbonato de sódio com um pouco de vinagre branco e despeje pelo ralo.

ADVERTISEMENT

Deixe descansar por cerca de 10 minutos completos e, em seguida, despeje água fervente pelo ralo para arrastar tudo o que estiver entupindo – agora dissolvido. Repita esse processo a cada dois meses.

ADVERTISEMENT

Extensores de drenagem para calhas

Você deve ter notado que seu porão fica inundado após fortes chuvas. Aqui está um truque rápido para evitar que isso aconteça, que você mesmo pode fazer sem ter que gastar muito dinheiro.

ADVERTISEMENT

Instale um extensor de calha para que a água da chuva contida nas calhas seja drenada para longe da casa. Com esta dica, a inundação de seu porão será mínima ou até mesmo inexistente.

ADVERTISEMENT

Impeça seu lixo de cheirar mal

Com esta dica simples, você pode se livrar do cheiro desagradável de lixo. Basta mergulhar uma fatia de pão em vinagre e, quando já tiver absorvido, embrulhe em um papel-toalha e coloque no fundo do cesto de lixo.

ADVERTISEMENT

Para conseguir melhores resultados, você pode optar por deixá-lo ali dentro por várias horas antes de removê-lo.

ADVERTISEMENT

Remova arranhões com pasta de dente

Se você pensava que a pasta de dente serviria apenas para cuidar do seu sorriso, ficará surpreso ao saber que poderá usá-la para esconder pequenos arranhões na tela do seu celular ou até mesmo no seu carro!

ADVERTISEMENT

Pegue a pasta e coloque-a sobre um pano limpo, depois esfregue na superfície desejada com pequenos movimentos circulares. Pronto.

ADVERTISEMENT

Vaselina para consertar dobradiças

Você já sentiu como se as dobradiças da sua porta soassem como se você estivesse em um filme de terror? Se a resposta for sim, você definitivamente deve tentar este método aqui.

ADVERTISEMENT

Você precisará aplicar um pouco de vaselina nas dobradiças da porta. Ao contrário de outros lubrificantes, a vaselina possui uma textura mais espessa que permite uma melhor aderência, evitando assim que escorra por todos lados.

ADVERTISEMENT

Sabonete líquido para desentupir

Se você está procurando uma solução rápida para desentupir seu vaso sanitário, este truque será muito útil.

ADVERTISEMENT

Pegue um pouco de sabonete líquido e despeje no vaso sanitário, deixe por cerca de 15 minutos e depois jogue um pouco de água quente para limpar. Este truque ajuda a desobstruir seus canos de forma simples e econômica.

ADVERTISEMENT

Tirando gelo do para-brisa

Durante o inverno, frequentemente precisamos adicionar alguns minutos na nossa rotina somente para remover qualquer gelo que se fixe no para-brisa.

ADVERTISEMENT

Você pode substituir o degelador por um spray de deslocamento de água, conhecido como WD-40. Pulverize seu para-brisa com este produto na noite anterior e espere a mágica acontecer. O WD-40 impedirá a aderência de qualquer neve ou gelo.